terça-feira, 6 de setembro de 2011

Desafio de Aprendizagem da Disciplina A Educação à Distância no Brasil e no Mundo

Durante o período de aprendizagem proposto, muitos foram os questionamentos, os preconceitos, as dúvidas e o enriquecimento em relação à Educação a Distância.
A modalidade encontra simpatizantes e reticentes, como pude verificar em leituras que de um lado a exaltam, em ações como a de proporcionar ao aluno com deficiência a perspectiva de atendimento educacional em local especial com recursos pedagógicos de Educação à Distância ou a tentativa de reintegrar presos ao âmbito educacional, dando-lhes a oportunidade de conhecimento via EAD e de outro a denigrem como a atitude do Conselho Federal do Serviço Social que compara o ensino a distância de Serviço Social à alimentação fast-food, com uma campanha Intitulada  “Educação não é fast-food – diga não à graduação a distância em Serviço Social”!!!
A Educação é  base para o crescimento de uma nação.
Educar não é só passar conhecimentos sobre matérias específicas. Educar é tentar incutir nas pessoas padrões de acordo com uma cultura, moral e ética, formando indivíduos melhores e mais preparados.
São diversos os meios para se adquirir conhecimento, todos válidos e imprescindíveis.
Quando surgiu a EAD, as críticas foram muitas, baseadas única e exclusivamente nas experiências que cada um tinha, de um único modelo, sem parâmetros de comparação. E esse conceito baseia-se em uma vida acadêmica dentro de uma sala de aula, com professores ensinando. Ou seja, o estilo presencial tornou-se para a sociedade um molde, um estereótipo, de que ensino bom, só ele.
O Ensino a distância é uma modalidade inovadora, que proporciona aos alunos a curiosidade, e instiga a busca do saber, surgindo, dessa forma, a auto aprendizagem, assistida diretamente por professores, seja presencialmente, seja a distância.
Surgem novos profissionais altamente qualificados para o mercado de trabalho, pois foram educados, apreenderam e internalizaram os conteúdos ministrados e foram capazes de criar oportunidades de crescimento.
Para alguns a EAD é como se fosse um "monstro". E esse conceito baseia-se em uma vida acadêmica dentro de uma sala de aula, com professores ensinando.
Acredito que para criticar, temos que ter argumentos vividos dentro do objeto de analise, pois comentar olhando a situação externamente é fácil. Difícil é conhecer o novo modelo proposto, e continuar a criticar.
                É preciso disseminar a educação de maneira mais abrangente, e a EAD o faz perfeitamente: atingindo mais pessoas em menos tempo e com menos custo.
O preconceito precisar ser quebrado!!!!!!
Links seguidos durante o período:
educacaodofuturoead.blogspot.com;
educacaoadistancia.blog.br;
eadebate.blogspot.com;
aline-arthur.blogspot.com;
rosalinabc.blogspot.com;
robertobittar.blogspot.com;
blog.joaomattar.com
Muito Obrigada pelos comentários, depoimentos e principalmente pelo aprendizado!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário